sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TERAPIA FLORAL


TERAPIA FLORAL

O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente, buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior, já que as doenças se originam em grande parte nas emoções mais profundas, que estão em desequilíbrio.

Este processo emocional refletirá nos corpos mental, físico e vibracional. A terapia floral é constituída de consultas. Ela abrange, basicamente, três passos:
  1. Diagnóstico;
  2. Escolha de prioridades (o foco da terapia) - o que é mais urgente deve ser tratado primeiro;
  3. Escolha da essência floral específica para cada momento emocional a ser tratado.

Em geral, determinadas condições estruturais do desequilíbrio, enraizadas há muitos anos, requerem algum tempo até que sejam dissolvidas e harmonizadas. Sempre serão tratadas quatro áreas do ser humano:

  1. O emocional;
  2. O mental;
  3. O físico;
  4. O espiritual.
Na sua consulta, o terapeuta floral receitará as essências florais indicadas para cada situação emocional e você receberá uma receita individual.

Cada indivíduo tem uma vibração original e o tratamento com as essências florais ajuda a voltar à sua vibração ideal através do toque de sua essência, ajudando-o a ultrapassar suas limitações, fazendo deste ser, o Criador de sua realidade, ser o Senhor do seu caminho. A experiência espiritual é única e pessoal; todos somos Filhos da Luz e podemos chegar à nossa Essência pela Luz das Essências Florais.

O tratamento de um estado agudo, geralmente, leva 3 a 6 meses. Para os estados crônicos, é necessário, aproximadamente, de 6 a 12 meses. As consultas ocorrem a cada 15 ou 21 dias (quando termina a essência floral e é feita uma nova consulta). Para casos que exigem uma atenção maior do terapeuta floral, as consultas podem ser semanais ou quinzenais.

» Quem pode fazer o Tratamento?

As essências Florais de Bach buscam somente o equilíbrio emocional e beneficiam pessoas em todas as idades, nos seus problemas típicos:

  1. Bebês agitados, nervosos, medrosos, com cólicas, etc.

  2. Crianças com problemas de convivência na escola, com os pais ou com os irmãos, superagitadas, hiperativos, etc.

  3. Adolescentes com acne, rebeldes ou inseguros quanto aos relacionamentos, drogas e escolha de profissão.

  4. Adultos e Idosos que precisam de apoio em situações tanto circunstanciais (momentâneas) quanto estruturais (já cristalizadas).

  5. Família: para equilíbrio das relações familiares entre pais e filhos.

  6. Casal: amigos, namorados, casados, com problemas no relacionamento, em processo de separação ou separados.

  7. Animais Domésticos ou Selvagens, que estão estressados, tristes, assustados, com alguma dificuldade de adaptação ou passando por algum tipo de manejo (transporte) que causa irritabilidade, medo ou tensão.
» A Terapia Floral é indicada em:
  1. Casos de Emergência: após acidente, surto, aborto, estupro, antes de cirurgias, etc.

  2. Situações Extremas: depressão profunda, tentativa de suicídio, compulsão por álcool ou drogas, síndrome de pânico.

  3. Fases de Mudança: desmame, controle de esfíncter, início de educação escolar, puberdade, adolescência, começo de carreira, casamento, gravidez, nova residência, novo emprego, divórcio, menopausa, aposentadoria, morte de pessoas queridas ou doença terminal.

  4. Situações de Desequilíbrio: ansiedade, nervosismo, insônia, impaciência, depressão, medo, tristeza, raiva, ódio, ciúmes, culpa, desconfiança, agressividade, mágoa, ressentimento, preocupação, desânimo, cansaço, tensão pré-menstrual, problemas com a sexualidade, distúrbios do apetite, frustração, dificuldade de concentração e aprendizado, falta de esperança, confiança ou criatividade, solidão, rejeição, intolerância, crítica, vontade enfraquecida, indecisão, perda de controle, repetição de erros, amor possessivo, auto-aversão, pessimismo, carência, saudade do passado, estresse, exaustão, melancolia, insatisfação com a vida (pessoal e profissional), rigidez, traumas antigos, abatimento, fanatismo, necessidade de domínio, memória fraca, resistência à mudança, orgulho, pensamentos recorrentes, apatia, amargura - só para citar as mais freqüentes.

  5. No caso de doenças físicas graves, as essências florais não substituem o tratamento médico convencional, mas apresentam ótimos resultados como terapia de apoio. Mesmo em casos extremos como paralisia cerebral, câncer e AIDS, as essências florais proporcionam maior equilíbrio emocional e bem-estar.
» Exemplos de Tratamento por Categorias:
  1. O Emocional que atinge o Físico: cansaço/estresse/esgotamento, sistema imunológico, obesidade, acne, gastrite, etc.

  2. O Emocional que atinge o Mental: cansaço mental, falta de memória, pensamentos recorrentes, etc.

  3. Comunicação: timidez, voz presa, exessiva expansividade, etc.

  4. Emoções Básicas: depressão/desencorajamento, raiva/ódio/ressentimento, impaciência, ansiedade, medo, crítica, baixa auto-estima.

  5. Idosos: saudosismo, medo da morte, dificuldade de se adaptar às mudanças do mundo, reumatismo, falta de vitalidade, depressão, abandono.

  6. Crianças: dificuldade de se adaptar na escola, de dividir brinquedos, xixi na cama, sentimento de rejeição pelos pais, etc.

  7. Adolescentes: sentimento de culpa e inadequação, dificuldade de se relacionar, timidez, vergonha do corpo.

  8. Estudantes: dificuldade de memorização e aprendizado, medo de falar em público e de se relacionar na escola.

  9. O Emocional que atinge as Mulheres na: dificuldade de engravidar, gestação, TPM, dupla jornada, etc.

  10. Nos Homens: falta de sensibilidade e dificuldade de expressar sentimentos.

  11. Relacionamentos: agressividade, falta de amor, dificuldade de se relacionar, dificuldade de confrontar relacionamentos abusivos e viciados, falta de calor sexual, dificuldade de se libertar de relacionamentos que já acabaram (esquecer ou perdoar), etc.

  12. Espiritual: falta de fé, dificuldade de se concentrar para rezar ou meditar.

  13. Artistas: criatividade, memorização de textos, L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), etc.

  14. Traumas: abuso ou violência sexual, estupro ainda no útero ou na infância, perdas dolorosas.

  15. Material: medo de falta dinheiro, medo de faltar comida, dificuldade de dividir e compartilhar, etc.

  16. Empresas: atendimento, paciência, simpatia, concentração, trabalho em equipe, mudanças nas empresas: incerteza, medos, estresse, etc.

  17. Preso ao Passado/Futuro: medo do futuro, ligação ao passado.
» Alerta: As Essências Florais tratam somente das Emoções

Alertamos que as essências florais não tratam das doenças físicas e, sim, das emoções da pessoa. Portanto, todo paciente com sintomas físicos deve procurar um médico para receber o tratamento adequado (caso seja um animal, deve-se procurar um veterinário).

A Terapia Floral não substitui qualquer tratamento médico ou veterinário.

» A Automedicação e o Auto-Conhecimento

O trabalho com as essências Florais de Bach impele a pessoa a sua consciência, ao seu auto-conhecimento e à noção de responsabilidade que deve ter com a sua própria saúde. Se a pessoa já conquistou um nível tal que possa atravessar os seus processos sem ajuda de profissionais, não há qualquer contra-indicação à auto-medicação. Mas, se ela vive processos crônicos de desequilíbrio e não tem plena segurança de fazer essa travessia sozinha, então deve buscar apoio externo de um terapeuta floral.

Embora, as essências florais sejam inócuas - se alguém tomar um determinado floral sem apresentar o sintoma para o qual é indicado, não haverá efeito colateral -, é muito difícil a pessoa, sozinha, saber identificar o problema emocional que mais a aflige. E, além disso, mesmo que esteja sofrendo nitidamente de depressão, existem várias essências para o problema, mas cada uma para uma causa específica.


Consultas via email: janascully@click21.com.br

via orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=7942981702291641145

via msn: consultar

a domicílio: para Nilópolis/RJ e imediações


Janaina Videira

Terapeuta Floral e Eneagrama



Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Oi Evey
Te desejo um excelente ano de 2010!
Um abraço,
Jorge
http://xeesm.com/JorgePurgly
http://purgly.blogspot.com
http://biometrio.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://mastersuno.blogspot.com